top of page

O que a maquiagem mineral promete













              Alguns produtos minerais contêm oxicloreto de bismuto, que podem irritar peles sensíveis.

 

 

A maquiagem mineral é realmente pura e natural? Não há uma resposta simples, o que é comum com novas promessas do mercado. Os termos “puro” e “natural” não são padronizados ou regularizados em cosméticos, então as companhias podem dizer o que quiserem.



Alguns produtos são mesmo o que parecem – feitos com minerais 100% naturais. Outros não são nem um pouco. Os minerais como óxido de zinco e dióxido de titânio foram comuns em bases e pós por décadas; tecnicamente, qualquer maquiagem com esses ingredientes pode se chamar de “maquiagem mineral” e estar legalmente correta. Você pode ler os ingredientes de uma base mineral e encontrar conservantes sintéticos como ftalato e parabeno. Não há maneira de saber se há substâncias sintéticas até você ler a embalagem, já que os rótulos nessa indústria não seguem muitas regras.



Digamos que você compre a base “100% Pura” da marca Bare Minerals e cheque os ingredientes.  Lá tem: dióxido de titânio, óxido de zinco, oxicloreto de bismuto, mica e óxidos de ferro. Parece natural, não? Não tem parabeno, ftalato ou corante.



Mas há um problema aqui que você vai encontrar em várias marcas famosas de maquiagem mineral: o oxicloreto de bismuto (uma combinação de bismuto, cloro e oxigênio).



O oxicloreto de bismuto é um mineral, mas não é natural. É um metal derivado, comumente obtido como subproduto de chumbo ou cobre fundidos. Ele é usado em cosméticos há anos para dar brilho. Esse brilho é um grande apelo de vendas para a maquiagem mineral, e você pode encontrar esse pó sintético em várias marcas que dizem ser naturais. Bismuto é encontrado na natureza; o oxicloreto de bismuto não.



Outro problema com o oxicloreto de bismuto é que ele pode causar irritações. Causa coceira, alergias e pode até desencadear um surto de acne em pessoas com a pele sensível. Enquanto esse pó é encontrado em vários cosméticos, na maquiagem mineral o problema é maior, porque ela é especificamente dirigida a pessoas de pele sensível.

É fácil encontrar maquiagens minerais que não usam o oxicloreto de bismuto. As poucas companhias americanas que não o utilizam são Jane Iredale, Mineral Silk e Erth. Mas você deve se lembrar de outra coisa: quando se trata de maquiagem, “natural” não significa necessariamente “bom”. Maquiagens em pó, geralmente, e talvez especialmente as minerais, podem piorar a pele de mulheres mais velhas, pois evidenciam as rugas. E mais, alguns minerais perfeitamente naturais como mica e talco são problemáticos. Mica pode causar microlágrimas e irritação em peles sensíveis; talco é irritante e cancerígeno. Mas não se preocupe – você pode encontrar vários produtos sem ambos os minerais. Em cosméticos, sempre tem algo específico para clientes que tenham dinheiro.

Este conteúdo te ajudou?

Saúde Beleza Vida Recomenda

bottom of page