Saúde & Beleza uma combinação perfeita para Vida
O que a maquiagem mineral promete
Alguns produtos minerais contêm oxicloreto de bismuto, que podem irritar peles sensíveis.
A maquiagem mineral é realmente pura e natural? Não há uma resposta simples, o que é comum com novas promessas do mercado. Os termos “puro” e “natural” não são padronizados ou regularizados em cosméticos, então as companhias podem dizer o que quiserem.
Alguns produtos são mesmo o que parecem – feitos com minerais 100% naturais. Outros não são nem um pouco. Os minerais como óxido de zinco e dióxido de titânio foram comuns em bases e pós por décadas; tecnicamente, qualquer maquiagem com esses ingredientes pode se chamar de “maquiagem mineral” e estar legalmente correta. Você pode ler os ingredientes de uma base mineral e encontrar conservantes sintéticos como ftalato e parabeno. Não há maneira de saber se há substâncias sintéticas até você ler a embalagem, já que os rótulos nessa indústria não seguem muitas regras.
Digamos que você compre a base “100% Pura” da marca Bare Minerals e cheque os ingredientes. Lá tem: dióxido de titânio, óxido de zinco, oxicloreto de bismuto, mica e óxidos de ferro. Parece natural, não? Não tem parabeno, ftalato ou corante.
Mas há um problema aqui que você vai encontrar em várias marcas famosas de maquiagem mineral: o oxicloreto de bismuto (uma combinação de bismuto, cloro e oxigênio).
O oxicloreto de bismuto é um mineral, mas não é natural. É um metal derivado, comumente obtido como subproduto de chumbo ou cobre fundidos. Ele é usado em cosméticos há anos para dar brilho. Esse brilho é um grande apelo de vendas para a maquiagem mineral, e você pode encontrar esse pó sintético em várias marcas que dizem ser naturais. Bismuto é encontrado na natureza; o oxicloreto de bismuto não.
Outro problema com o oxicloreto de bismuto é que ele pode causar irritações. Causa coceira, alergias e pode até desencadear um surto de acne em pessoas com a pele sensível. Enquanto esse pó é encontrado em vários cosméticos, na maquiagem mineral o problema é maior, porque ela é especificamente dirigida a pessoas de pele sensível.
É fácil encontrar maquiagens minerais que não usam o oxicloreto de bismuto. As poucas companhias americanas que não o utilizam são Jane Iredale, Mineral Silk e Erth. Mas você deve se lembrar de outra coisa: quando se trata de maquiagem, “natural” não significa necessariamente “bom”. Maquiagens em pó, geralmente, e talvez especialmente as minerais, podem piorar a pele de mulheres mais velhas, pois evidenciam as rugas. E mais, alguns minerais perfeitamente naturais como mica e talco são problemáticos. Mica pode causar microlágrimas e irritação em peles sensíveis; talco é irritante e cancerígeno. Mas não se preocupe – você pode encontrar vários produtos sem ambos os minerais. Em cosméticos, sempre tem algo específico para clientes que tenham dinheiro.
![](https://static.wixstatic.com/media/b868c6_59147edaf565afb49251974d35379c98.png/v1/fill/w_502,h_307,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/b868c6_59147edaf565afb49251974d35379c98.png)
Parte deste Conteúdo:
1. A maquiagem mineral é mesmo natural?
2. Pele sensível: cuidados e maquiagens especiais
3. O que a maquiagem mineral promete
4. Maquiagem Mineral e Pele sensível
Este conteúdo te ajudou?