top of page

Tudo Sobre o Óleo de Argan

















"Óleo de Argan O ouro líquido de Marrocos"

 

 

Origem do Óleo de Argan



O óleo de argan é um produto natural extraído da semente de uma árvore marroquina, encontrada somente no deserto do sul de Marrocos, chamada Argan Spinosa. Hoje em dia a árvore é protegida pela UNESCO. Essa área foi declarada nos últimos anos como patrimônio florestal mundial da humanidade. Devido à raridade e dificuldade de sua extração o produto tem um custo tão elevado (segundo pesquisas são necessários aproximadamente 100 kg de semente colhidos de 7 árvores em um trabalho de 15 horas, para se obter apenas 1 litro do produto!!!!!). O processo de extração do óleo de argan não envolve nenhum produto químico ou outros agentes.







































 


 

E olhem só queridas leitoras, até a rainha Cleópatra usava o óleo para hidratar suas madeixas e a pele contra secura do deserto!!!! Suas propriedades vão desde fortalecimento e reestruturação dos cabelos e unhas, rejuvenescimento da pele, uso na cozinha (É, isso mesmooo!!) e até em massagens sensuais ou relaxantes.
 


Composição do Óleo de Argan



O óleo de argan tem em sua composição antioxidantes, 80% de gorduras insaturadas (ácido oléico – Ômega 9 e linoléico – Ômega 6) alto teor de vitamina E (tocoferóis), carotenóides, ácido ferúlico (polifenóis), esteróis, e esqualeno, o que determina seu inigualável poder de hidratação dos cabelos e pele (mesmo em pequenas quantidades!!), de combate aos radicais livres entre outras maravilhosas propriedades!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deve ser utilizado preferencialmente in natura. Não é oleoso e é rapidamente absorvido pela pele e cabelos.


Os antioxidantes podem impedir a ocorrências das reações químicas chamadas de oxidações que geralmente são iniciadas por radicais livres, que promovem danos a pele contribuindo para o envelhecimento precoce.


Os ácidos graxos agem impedindo a perda de hidratação da pele e dos cabelos.
A vitamina E é lipossolúvel que auxilia na manutenção da integridade das células, e ajuda a manter a hidratação da pele e cabelos, além disso, é conhecida por apresentar propriedades antioxidantes no combate aos radicais livres.


Benefícios do Óleo de Argan​


O óleo de argan não é exatamente uma novidade, ele está no mercado de cosméticos há quase 20 anos. Nos últimos tempos ganhou muita popularidade e o seu uso vem sendo chamado de “tratamento das celebridades”! O óleo de argan está entre os queridinhos das famosas devido aos inúmeros benefícios trazidos por essa maravilha!!!

Óleo de Argan para o Cabelo
  Fortalece o cabelo proporcionando:
  - Hidratação,
  - Brilho,
  - Flexibilidade.
  - Sedosidade
  - Maciez
  - Regeneração dos fios
  - Película protetora sob o fio.

Óleo de Argan para a Pele
  - Efeito regenerativo, antienvelhecimento
  - Anti-séptico e fungicida
  - Suaviza, hidrata e acrescenta brilho
  - Estimula a oxigenação e elasticidade
  - Protege das agressões externas
  - Restaura a camada hidrolipídica e aumenta o conteúdo celular
 - Tratamento de irritação, acne, eczema, estrias de gravidez, queimaduras, psoríase, varicela. (Nunca deixe de consultar seu médico antes de utilizá-lo para estes fins)
  - Cicatrizante

​​

​Óleo de Argan para as Unhas
  - Reestrutura e fortalece as unhas
  - Hidratação

Ômega 9 - Ácido Oléico - 45%
Ômega 6 - Ácido Linoléico - 35%
Carotenos – 300 mg/100 g
Esteróis – 160 mg/100 g
Tocoferóis - Vitamina E - 62 mg/100 g
Polifenóis  - PP. Ácido Ferúlico -  5,6 mg/100 g
Esqualeno - 0,3%

 

Propriedades Dietéticas do Óleo de Argan​

                                                                       
  - Antioxidante        
  - Anticancerígena
  - Redução das taxas do mau colesterol (LDL).​


Estudos mostram que duas colheres de sopa de óleo de Argan diariamente por um mês pode reduzir significativamente os níveis de colesterol no sangue
  - Melhora de dores articulares e reumatismo
  - Estimula capacidade cerebral
  - Ajuda a digestão, aumentando a concentração de pepsina no tubo digestivo.

Variedades do produto

- Óleo de Argan específico como alimento

Ele é extraído das sementes após a torrefação das mesmas. Ele possui uma coloração mais escura e cheiro de óleo de cozinha. O produto é muito utilizado na culinária marroquina com benefícios semelhantes ao azeite de oliva.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Óleo de Argan cosmético EXTRA VIRGEM

Ele é obtido da extração das sementes cruas após uma única prensagem a frio. Ele é livre de solventes, conservantes e produtos químicos. Possui uma cor mais clara e um cheiro característico! O cheiro é parecido com o de azeite de oliva, porém mais amendoado, o próprio fruto Argan é quase uma azeitona, só que maior - a argania é da família da Oliveira.





































 

CURIOSIDADE!!!

PRENSADO A FRIO X PRENSADO A QUENTE


O calor destrói a maioria dos nutrientes cosméticos ricos no Argan. Quando se faz a prensagem a quente utiliza-se água para diluir, o que diminui significativamente a validade do produto para apenas três meses. Já o método manual de prensagem a frio preserva todos os nutrientes essenciais e substâncias químicas naturais exigidas pela pele e cabelos, tendo validade superior a 2 anos.


Portanto, para cuidar da pele, cabelos e unhas só use "Óleo de Argan" prensado a frio manualmente.

- Óleo de Argan cosmético DESODORIZADO

A variedade desodorizada possui um grande pedido. Ele é puro e passa por um processo de desodorização por vapor de água. O tratamento com vapor é justamente para aliviar o cheiro intenso que o óleo possui (difícil para alguns consumidores). Importante ressaltar que o produto desodorizado é PURO, sem adição de qualquer elemento químico!!! A partir dele que grandes marcas produzem seus produtos “a base de Óleo de Argan”.​

Maneiras de usar o óleo de Argan
O óleo de Argan rapidamente penetra na pele deixando-a hidratada e sem gordura. Pode ser aplicado diariamente nas unhas, rosto, corpo e cabelo.


Aplicação Óleo de Argan na Pele (Face e Corpo):

- Aplique uma pequena quantidade na área desejada e massageie até ser completamente absorvido pela pele. Na face aplique uma hora antes do banho ou com a pele limpa aplicar antes de dormir. No corpo aplique uma hora antes do banho ou após o banho com o corpo ainda úmido.

- Excelente para regiões ressecadas como cotovelo, pés e mãos, e atenção futuras mamãe de plantão, ele é um ótimo aliado para evitar estrias na gravidez!!!​















































Aplicação Óleo de Argan nas Unhas:


- Aplique diretamente nas unhas (sem esmalte) antes de dormir uma vez por semana.  Indicado para unhas quebradiças e ressecadas, melhorando também o aspecto das cutículas.

- Ele pode ser usado diariamente, mas como DIFICILMENTE uma mulher fica sem esmalte todos os dias, o uso dele uma vez por semana já proporciona excelentes resultados.

- Já existe a venda muitos produtos para unhas a base do óleo para se aplicar antes e após fazer a unha.








































 





 

 





 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicação Óleo de Argan nos Cabelos:























































- Óleo de Argan na Coloração: algumas gotinhas na tintura antes de aplicá-la no cabelo diminuem muito qualquer tipo de agressão da química. Coloque três gotas do óleo na pasta de tintura que será aplicada no cabelo. O óleo de argan aumenta a absorção do produto no cabelo proporcionando maior brilho, maciez e intensificando a cor.

- Óleo de Argan antes da lavagem dos cabelos: aqueça 1 colher de sobremesa de óleo de argan no microondas por alguns segundos e passe no cabelo, massageando bem pouco a pouco. Espere uma hora e lave o cabelo. Isto ajuda a selar as cutículas dos fios.

- O Óleo de Argan também pode ser adicionado à máscara de tratamento, pois potencializa a ação do produto e ainda age como um protetor térmico antes da escovação e da chapinha. Pingue quatro gotas do óleo de argan no equivalente a uma moeda de um real na sua máscara de hidratação. Misture e passe nos fios limpos e úmidos, evitando o couro cabeludo, e deixe 15 minutos no na touca térmica. Depois, enxágüe bem.

- Após a lavagem: realize a lavagem e condicionamento normal dos cabelos. Aplique o óleo de argan nos cabelos úmidos e deixe secar naturalmente.

- Óleo de argan para modelar os cachos: Junte a quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos do seu creme para pentear com quatro ou cinco gotas de óleo de argan. Espalhe nos fios e retire o excesso de umidade com a toalha, amassando as mechas. Deixe secar naturalmente.

- Outra forma é usar o óleo de argan para dar brilho e controlar o frizz como finalizador. Coloque duas gotas na palma das mãos e esfregue uma na outra. Depois, aplique nas pontas, espalhando bem.

- Após o enrolar dos fios no babyliss, coloque 1 gota do óleo de argan nas mãos e espalhe no cabelo, soltando os cachos.

- Óleo de Argan como leave-in: aplique de duas a cinco gotas (de acordo com o comprimento e o volume dos fios) no cabelo úmido e seque como de costume.

- Óleo de Argan antes do mar ou da piscina: aplique 1 colher de chá do óleo no cabelo seco antes de entrar na água para blindá-lo dos danos do sal e do cloro.

- Óleo de Argan para valorizar as luzes: passe 1 colher de sopa de óleo de argan nos fios antes de aplicar à química.​​​​​​





O óleo de argan pode ser aplicado em todos os tipos de cabelos!!!
 


A identificação do Óleo de Argan

































Óleo de Argan puro é um óleo vegetal claro, fino e sem cheiro (no caso o desodorizado). E atenção mulherada, vamos nos atentar para não sermos enganadas por falsos produtos e saber como identificar o óleo de argan!!!!!

- A viscosidade do óleo de argan é mais fina que o óleo de azeite de oliva,

- A absorção realizada pela pele e cabelo é intensa, deixando pouca oleosidade. Pingue 2 gotas na mão, esfregue as mãos e observe que a pele o absorve quase imediatamente, não deixando a oleosidade de outros óleos vegetais.




E olhem que legal, um teste para tirar a prova!!!!
Pingue uma gota numa superfície de vidro e com palito de fósforo aceso, observe que o óleo NÃO PEGA FOGO, pois o mesmo é um óleo vegetal.

 


Produtos com Óleo de Argan

 

 

O óleo de argan está disponível, na forma do próprio óleo, em xampus, condicionadores, máscaras e esmaltes. É importante usar os produtos em conjunto para um resultado mais eficiente ainda.


Fiquem atentas, grande parte dos produtos não são 100% puro óleo de argan, apenas contem alguma porcentagem em diferentes graus, dependendo da marca.

A maioria contém em sua fórmula Polydimethysiloxane (silicone) que se liga ao eixo do cabelo PODENDO prejudicar a absorção do argan.

O silicone também proporciona um efeito sedoso e brilhante e muitas vezes o efeito final é dele e não do Argan!!! Tudo bem, o resultado saiu do jeito que você queria, mas você está pagando o preço do óleo de argan!!! O silicone nestes produtos não vai estragar seu cabelo, mas você está pagando caro para o que não é essencialmente um produto de óleo de argan, apesar da publicidade promover o conteúdo Argan e não o silicone!!! Muitas marcas também contêm em sua fórmula outros óleos, como mamona, bem como coloração e algumas fragrâncias.


Existe no mercado o óleo de argan orgânico (de várias marcas e preços) que é aquele que promete ser 100% puro, sem silicone ou qualquer outra adição sintética na fórmula.


É muito importante reconhecer os ingredientes utilizados para saber se você esta pagando por um produto realmente bom!  Na lista dos ingredientes a ordem é decrescente, o componente de maior volume aparece em primeiro lugar, assim, o último da lista tem o menor volume.


A variedade de óleos de argan no mercado é enorme e vale a pena investir em um bom produto.

 

Alguns exemplos de produtos com óleo de argan que estão entre os mais vendidos, e, sem discussão, são realmente divinos!!!!!
Obs: Não precisa escolher os mais caros para você se beneficiar desta maravilha!!! Tem muitas opções mais baratas que dão um resultado formidável!

 

1- Argan Oil, Cris Dios Organics, custa R$ 96 (100 ml). Composto de óleo de linhaça.
2- Orofluido, custa R$ 147 (100ml). Mistura dos óleos de linhaça e cípero. Também pode ser usado no corpo.
3- Moroccanoil, custa R$ 150 (100ml) Fórmula com óleo de linhaça.
4- Elixir Ultime, Kérastase, R$ 144 (125ml). Com óleos de pracaxi, camélia e gérmen de milho.
Fonte: Claudia N°8 Agosto 2011

























































​

Pesquise,  conheça e use mais sobre as diferentes marcas e produtos com Óleo de Argan e compartilhe conosco! Em nossa página inicial estaremos sempre colocando dicas e experiências das leitoras!​


Atenção
- Especialistas recomendam que não se misture o óleo de argan ao xampu, pois este pode ter a função adstringente anulada pela substância. No mercado existem sim os xampus com o óleo, mas para que você entenda, os produtos que você compra são fabricados por especialistas responsáveis (é o que tem que ser né?), logo a mistura é feita sem que ocorra o efeito anulador da função adstringente .

- Antes de usar faça o teste de sensibilidade: Aplique uma pequena quantidade do produto na parte interna do braço e aguarde cerca de 1 hora. Interrompa o uso ao perceber qualquer irritação ou sensibilidade ao produto.

- Se você faz uso de silicone sempre. É bom usar um xampu anti-resíduo antes de utilizar o puro óleo de argan, para que desta forma você se beneficie de todas as qualidades dessa preciosidade que é o Óleo de Argan, sem impedimento do silicone.















































 

Desfrute você também de todos os benefícios desta maravilha e compartilhe conosco suas experiências.

 

Este conteúdo te ajudou?

Saúde Beleza Vida Recomenda

bottom of page