Saúde & Beleza uma combinação perfeita para Vida
A maquiagem mineral é mesmo natural?
Maquiagem mineral é a última novidade
milagrosa da indústria de cosméticos.
Nesse artigo, vamos descobrir o que é e o que não é a maquiagem mineral, e vamos explorar os prós e contras da última revolução cosmética.
Primeiro: qual é a grande idéia por trás da “maquiagem mineral”?
Idealmente, maquiagem mineral é exatamente o que parece: cosméticos feitos principalmente com minerais naturalmente vindos da terra. Minerais como óxido de zinco, óxido de ferro, dióxido de titânio, mica e ultramarino são transformados em pequenas partículas e usados para fazer pós e bases. Esses minerais fornecem não somente pigmentos, mas também proteção solar e efeitos anti-inflamatórios.
A outra alegação de venda da maquiagem mineral é a sua pureza. Os produtos são supostamente naturais e portanto não irritam a pele, além de serem mais saudáveis do que os cosméticos convencionais. Se você compra maquiagem mineral, espera que ela não tenha ingredientes controversos como parabenos e ftalatos, assim como corantes sintéticos e fragrâncias prejudiciais para peles sensíveis. É aí que as coisas podem complicar.
Quando se trata de maquiagem mineral, quão puro é o “puro”?
![](https://static.wixstatic.com/media/b868c6_31257a7eeda1d443bfdb4376d33d55e9.jpg/v1/fill/w_241,h_322,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/b868c6_31257a7eeda1d443bfdb4376d33d55e9.jpg)
Quando se trata da busca pela beleza, as pessoas estão dispostas a chegar a graus extremos. Milhares de reais gastos em cirurgias, Botox®, injeções e cremes faciais feitos de caviar e pérolas em pó já se tornaram comuns.
Então as mulheres ficaram empolgadas quando a indústria de cosméticos anunciou um novo tipo de maquiagem, com preços entre 10 e 50 dólares a embalagem, que supostamente cria a aparência de uma pele perfeita enquanto a deixa mais saudável a longo prazo. Não importa que ela esteja por aí desde 1970: maquiagem mineral é o produto de beleza milagroso do começo do século 21.
Isto é, pelo menos segundo a indústria de cosméticos multibilionária, que gasta cerca de 25% de sua renda com marketing e cerca de 2% em pesquisa e desenvolvimento [fonte: Rastogi]. Com essa proporção, fica difícil saber qual é verdade.
Parte deste Artigo:
1. O que a maquiagem mineral promete
2. Pele sensível: cuidados e maquiagens especiais
3. A maquiagem mineral é mesmo natural?
4. Maquiagem Mineral e Pele sensível
Este conteúdo te ajudou?