Saúde & Beleza uma combinação perfeita para Vida
Emagrecendo e secando a barriga com Lichia
E para quem não conhece a Lichia é uma ótima ferramenta para quem deseja emagrecer, esta substância ajuda a regular as células de gordura. De origem chinesa esta fruta é uma das menos calóricas, sendo assim, esta é uma ótima aliada para aqueles que desejam subir na balança e não ver os números subindo.
É época de diminuir ainda mais a ingestão de calorias e procurar opções mais saudáveis, além de alimentos inteligentes, alimentos que emagrecem.
O poder da Lichia
A lichia é uma frutinha vermelhinha e deliciosa, que contém apenas 6 calorias ou seja, 0,3% que um adulto pode consumir, caso queira manter números fixos na balança. Assim se uma pessoa comer dez unidades, ela poderá gastar estas energias com uma atividade básica, como arruma a mala, ou fazer a cama. Além de ser pouco calórica, a lichia chapa a barriga por causa da presença da cianidina, que é um pigmento que dá a cor avermelhada da casca e tem ação eficiente sobre a gordura, presente também em vegetais como cereja, jamelão, uva, morango, amora, figo, cacau e açaí.
Outro encanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C, com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito bem doce. “A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce”.
Já o mineral que aparece em maior abundância no fruto chinês é o potássio. “Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral”. O potássio também é conhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.
Dica: Só que, justamente por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros, de preferência, ser consumida in natura.
Valores calóricos da Lichia:
Em uma porção de 100 g (aproximadamente dez unidades sem casca)
Valor energético..........66 cal
Carboidratos..............16,53 g
Proteínas..................0,83 g
Gorduras...................0,44 g
Fibras.....................1,30 g
Cálcio.....................5 mg
Fósforo...................31 mg
Ferro......................0,31 mg
Potássio.................171 mg
Vitamina C................71,5 mg
Tiamina....................0,01 mg
Ribofl avina...............0,065 mg
Niacina....................0,6 mg
Poder Antioxidante da Lichia:
A cianidina, que assegura a ação antiobesidade da lichia e outras substâncias classificadas como antocianinas, todas pigmentos, são antioxidantes que combatem diversas doenças. Funciona assim: dentro do corpo, essas substâncias doam elétrons aos radicais livres, estabilizando-os e impedindo que provoquem alterações celulares. “Ao captar os radicais livres, as antocianinas colaboram para prevenir problemas cardíacos e câncer".
Alguns benefícios da Lichia:
- O uso da lichia para emagrecer começa pelas suas propriedades nutricionais e calóricas.
- Uma lichia tem irrisórias 6 calorias em média, o que faz dela um excelente opção para se fartar de comer sem culpa.
- O sabor extremamente doce da lichia elimina a vontade de comer açúcar naturalmente e sem artifícios metabólicos. A lichia é tão doce que no exterior produzem mel a partir dos frutos.
- A quantidade de vitamina C presente na lichia é respeitável. Consumir cinco lichias fornece ao organismo a quantidade de ácido ascórbico diária recomendada. Lembre-se que a vitamina C é antioxidante, cicatrizante e auxilia na absorção do ferro não-heme, que vem de legumes e verduras.
- O potássio, famoso pela ação contra as cãibras e no auxílio ao sistema circulatório e renal, é encontrado na lichia em uma quantidade maior do que na banana. Bastam dez lichias em média.
- A lichia ainda possui ferro, fibras e cálcio em boa quantidade, além de vitaminas do complexo B, como a riboflavina e a niacina.
Mas algumas considerações devem ser feitas. A primeira é que a lichia sozinha não faz milagre, portanto é preciso:
- Procurar orientação especializada: isso quer dizer procurar um nutricionista que vai saber informar exatamente qual peso é ideal para você, quais alimentos fazem mais efeito nessa busca e também identificar por meio de exames se existe alguma anormalidade no seu metabolismo. Não dispense essa ajuda, é o que vai te dar direcionamento para encarar a dieta de forma sábia;
- Alimentar-se adequadamente: para alimentar-se corretamente é preciso um cardápio bem elaborado e isso quem pode fazer é o nutricionista;
- Faça várias refeições: café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Parece muito, mas na verdade, o ideal é alimentar-se assim, fracionando os alimentos conforme recomendação;
- Pratique exercícios: para acelerar de vez o processo de perda de peso, atividades físicas são essenciais.
ANTES DE COMEÇAR A USAR A LICHIA PARA EMAGRECER
De qualquer forma, antes de escolher ou começar a preparar sua dieta ou ainda querer equilibrar sua alimentação é preciso verificar todos os componentes e detalhe de cada alimento, pois, apesar da Lichia ser rica em vitaminas e até mesmo mineral, ela não é indicada para aqueles que possuem problemas renais, pois, com a absorção ela pode vir a prejudicar o funcionamento do organismo do individuo e causar problemas ao invés de soluções, portanto não deixe de procurar um profissional para se manter informado.
Um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. "Ao final de dez semanas, eles queimaram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo". Esse efeito pode ser devido cianidina.
Este conteúdo te ajudou?