Saúde & Beleza uma combinação perfeita para Vida
Conceito e Origem da Acupuntura
A acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empiricos da medicina chinesa tradicional, que visa a terapia e a cura através de aplicações de agulhas em pontos específicos do corpo.Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, isto é, há milhares anos, tendo sido nomeada por um jesuíta europeu em meados do século XVII. Os primeiros acupunturistas utilizavam agulhas feitas com pedras e ossos, mas posteriormente começaram a criar agulhas de metal, como o bronze, ouro e prata.
São vários os textos que, no decorrer dos séculos, ajudaram a promover os princípios da acupuntura. A mais antiga menção ao termo "acupuntura" pode ser encontrada no "The Nei Jing Yellow Emperors Classic of Internal Medicine", de Huang Di, que data de cerca de 300 a.C. O livro descreve várias doenças, suas origens e descrições de pontos da acupuntura. Em 260 d.C., o famoso médico Huang-Fu Mi compilou um texto de 12 volumes descrevendo a acupuntura, chamado de "Zhen Jiu Jia Yi Jing Comprehensive Manual of Acupuncture and Moxibustion". Seu livro descreve quantos dos pontos são utilizados ainda hoje, explicando sobre onde e em qual profundidade inserir cada agulha.
No começo do século XIX, os viajantes que haviam ido à China começaram a introduzir a acupuntura no Ocidente. Médicos na Europa e nos EUA começaram a fazer experimentos com esta técnica. Um dos maiores e primeiros devotos da acupuntura no Ocidente foi um acadêmico francês chamado de Geourge Soulie de Morant. Ele viajou para a China na virada do século XX e quando retornou à França, após quase duas décadas, ele apresentou os textos e técnicas clássicas da acupuntura para os médicos franceses.
Já nos EUA, a acupuntura tornou-se popular na década de 70, com a viagem que o presidente Nixon fez à China. A primeira menção feita à acupuntura na mídia americana foi um artigo do "New York Times" escrito pelo repórter James Reston, no qual ele descrevia como a acupuntura aliviara sua dor após uma cirurgia de apendicite.
Nas últimas três décadas, a acupuntura ganhou ainda mais impulso e credibilidade. Hoje em dia, por exemplo, há diretrizes oficiais que regem sua utilização, além de sociedades organizadas por profissionais capacitados em acupuntura. De acordo com uma pesquisa nacional sobre saúde feita em 2002 nos EUA, a maior pesquisa sobre medicina complementar e alternativa feita até hoje, estima-se que 8,2 milhões de adultos americanos já experimentaram a acupuntura.
As recentes pesquisas cientificas muito têm contribuído para uma maior compreensão da acupuntura. Os conhecimentos da acupuntura foram transmitidos de geração para geração, e mesmo depois de tanto tempo, as recentes pesquisas demonstram que as velhas fórmulas e princípios desta arte não foram ainda superados. Sua popularidade se conservou através dos tempos devida à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.
BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA
Enquanto alguns estudos concluíram que a acupuntura oferece benefícios semelhantes às de um tratamento como medicamentos placebo, outros têm indicado que há alguns benefícios reais. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a acupuntura é eficaz para o tratamento de 28 condições, enquanto as evidências indicam que pode ter um valor terapêutico eficaz para muitos mais.
Melhoria da saúde e qualidade de vida
Isto é conseguido porque a acupuntura equilibra os sistemas de energia do corpo. Nossos estilos de vida, padrões de pensamento e dietas criam desequilíbrio no organismo e dores emocionais. A acupuntura ajuda a equilibrar esses sistemas de energia.
Redução de Stress
Este também é realizado através de um equilíbrio de energia do seu corpo. A maioria das pessoas hoje em dia são sobrecarregadas pelo estresse. Viver com estes níveis elevados de estresse dia após dia torna difícil o relaxamento e equilíbrio do seu corpo;tratamentos regulares de acupuntura são uma forma poderosa para permitir esse relaxamento e equilíbrio.
Redução da dor
Uma das aplicações mais comuns da acupuntura é na ajuda com dores crônicas e agudas. Artrite, dor de garganta, dor nas costas, dor menstrual, enxaquecas, entorses articulares e tensões, dor epigástrica entre outras são comumente ajudados pela acupuntura. Se você sentir dores de cabeça, crises de enxaqueca, muitas vezes você pode encontrar alívio ali mesmo, na mesa de tratamento. Os resultados podem ser surpreendentes.
Recuperação de Cirurgias
Isso pode ser feito usando acupuntura para aumentar a circulação, reduzir a inflamação e reduzir o desconforto da dor. A associação com tratamento medicamentoso é conhecida por ter um resultado de cura muito mais rápido.
Equilíbrio Emocional
Alcançar o equilíbrio emocional pode ser tanto o foco principal do tratamento de acupuntura, como também um "efeito colateral" positivo quando você usa a acupuntura por outros motivos. Depressão, ansiedade, frustração e preocupação são tipos de desequilíbrios emocionais tratados. Os pontos de acupuntura tem um aspecto físico e emocional à sua função, e na maioria das vezes estes dois aspectos são acessados durante o tratamento de acupuntura.
Saúde Respiratória
Isto pode ser muito eficaz de se conseguir com acupuntura! Alergias, asma, sinusite, rinite são doenças positivamente impactadas com a acupuntura.
Insônia
A insônia e outros problemas de sono também são muito comumente abordados pela acupuntura. Uma vez que os distúrbios do sono podem ser causados por stress, dor, ferimentos e desequilíbrio emocional, o bom sono pode também ser um "efeito secundário" positivo quando a acupuntura é utilizada por outras razões primárias. Um tratamento de acupuntura pode ser facilmente focado em insônia e distúrbios do sono.
Reforçar o seu sistema imunitário
Doenças, estresse, toxinas ambientais e alergias, são apenas algumas das causas de um sistema imunológico enfraquecido. Com o equilíbrio do corpo, ou seja, yum corpo saudável, conseguido através da acupuntura, temos de quebra, um sistema imunológico forte!
Alívio dos sintomas pré-menstrual (TPM) e menopausa
Pode-se dizer que a acupuntura ajuda contra TPM e alivia os sintomas da menopausa. Dores de cabeça, cólicas, distúrbios do sono, alterações de humor, suores noturnos, duração do ciclo e duração, e espinhas são apenas alguns dos sintomas comuns anulados pela acunpuntura.
Redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia Terapias
Estudos realizados mostram a eficácia da acupuntura, ajudando nos efeitos contra tosse, febre, ansiedade, náuseas, depressão, suores noturnos, boca seca, dor, diarreia e constipação. Sem dúvida, pacientes portadores de câncer, possuem melhoria da qualidade de vida com a acupuntura
EVIDÊNCIAS SOBRE ACUPUNTURA
Até o momento, as pesquisas sobre acupuntura misturam-se, mas vários estudos indicam que ela é eficaz para o tratamento de vários problemas. Veja alguns dos destaques da pesquisa até agora.
- Osteoartrose. Um estudo de 2004, presente nos "Anais de Medicina Interna", descobriu que a acupuntura reduzia a dor e melhorava o funcionamento, de forma significativa, em pessoas com osteoartrose do joelho que não encontravam auxílio na medicina convencional. Esse estudo incluiu 294 pacientes com osteoartrose crônica. Após oito semanas, os participantes que receberam acupuntura relataram uma diminuição da dor no joelho afetado, em relação àqueles que não receberam o tratamento.
- Fibromialgia. Um estudo de 2006 da Mayo Clinic, realizado com 50 pacientes, descobriu que a acupuntura melhorou significativamente os sintomas da fibromialgia, um problema que causa dor muscular, fadiga e rigidez nas articulações.
- Náusea induzida pela quimioterapia. Um estudo de 2000, publicado no "Journal of the American Medical Association" (Publicação da Associação Médica Americana), descobriu que a eletroacupuntura, em conjunto com um medicamento para náuseas, reduzia a náusea e vômitos causados pela quimioterapia melhor do que o medicamento usado isoladamente. Esse estudo incluiu 104 mulheres com câncer de mama que receberam quimioterapia em altas doses. As mulheres no grupo de eletroacupuntura representaram somente um terço dos casos de vômitos em relação àquelas do grupo que recebeu somente a medicação. Uma análise prévia de 11 estudos também mostrou que a acupuntura é eficaz para náusea relacionada à quimioterapia, além de cirurgias e gravidez.
- Fertilização in vitro. Três estudos realizados em 2006 e publicados no "Fertility and Sterility Journal" (Publicação sobre fertilidade e esterilidade) sugeriram que a acupuntura pode auxiliar mulheres que estão passando por procedimento de fertilização in vitro. Quando as mulheres receberam acupuntura antes e depois da transferência de embrião, tinham uma probabilidade de engravidar de 8 a 18% maior do que as mulheres que passaram por acupuntura simulada (mais detalhes abaixo) ou que não passaram por nenhum tipo de tratamento. Único sinal de alerta: um dos estudos descobriu que mulheres que passaram por sessões de acupuntura tinham uma probabilidade um pouco maior de ter abortos espontâneos.
- Problemas de controle de bexiga. Um relatório, na edição de julho de 2005, da Obstetrics Gynecology (Obstetrícia e Ginecologia) descobriu que a acupuntura pode aliviar problemas de bexiga hiperativa (que ocasiona perda involuntária de urina e/ou urgência miccional). Em um grupo com 74 mulheres, aquelas que foram tratadas com acupuntura para controle de bexiga fizeram 30% menos idas urgentes ao banheiro, em comparação com apenas 3% entre o grupo que recebeu acupuntura simulada.
Apesar das pesquisas favoráveis, alguns especialistas avisam que é difícil testar a acupuntura em um ambiente clínico. Isso ocorre, em parte, porque qualquer estudo clínico válido deve incluir um grupo de controle que tenha recebido tratamento simulado com um placebo (“de mentira”). No caso da acupuntura, o placebo consiste de agulhas inseridas em pontos aleatórios, em vez de serem nos pontos de pressão reais (acupuntura simulada). E isso pode levar ao que se chama de efeito placebo, que ocorre quando os participantes do estudo acreditam ter recebido o tratamento real e esperam a melhora de seus sintomas. Todo medicamento ou procedimento médico deve ser testado contra um grupo placebo. Caso contrário, daria a impressão que o efeito do medicamento ou procedimento é muito grande quando na verdade, uma parte do efeito pode ser explicada pelo efeito placebo.
Como evidência, um estudo de 2006 do "British Medical Journal" descobriu que a acupuntura reduziu o número de dias nos quais os pacientes sofriam de dores de cabeça causadas por tensão, mas a simulação da acupuntura produziu quase os mesmos resultados. Além disso, a qualidade das pesquisas conduzidas sobre acupuntura, até o momento, não foi muito consistente. No passado, vários dos estudos eram pequenos e concentravam-se em resultados a curto prazo, em detrimento de resultados a longo prazo. Dessa forma, de acordo com alguns especialistas, ainda são necessários testes para provar, de uma vez por todas, a eficácia da acupuntura.
A TÉCNICA DA ACUPUNTURA
Não se tem certeza como a acupuntura funciona cientificamente. No entanto, se sabe dos benefícios terapêuticos. Estudos científicos oferecem evidências reais de que ela é capaz de aliviar a dor e tratar males que variam da osteoartrose a crises de enxaqueca.
As explicações para sua eficácia são baseadas de acordo com a filosofia chinesa, que explica que o corpo contém duas forças opostas: yin e yang. Assim, quando elas entram em equilíbrio, é sinal de que você está saudável. No entanto, seu fluxo de energia pode ser bloqueado algumas vezes e essa interrupção pode causar possíveis patologias.
Segundo o ponto de vista ocidental, acredita-se que a acupuntura provavelmente funcione pelo estímulo do sistema nervoso central (o cérebro e a medula espinhal) que libera compostos químicos chamados de neurotransmissores e hormônios. Tais compostos aliviam a dor, dão impulso ao sistema imunológico e regulam várias funções corporais.
Originariamente, haviam apenas 365 pontos de pressão no corpo (pontos de acupuntura), cada um correspondendo a um dia diferente do ano. Após algum tempo, esse número cresceu e chegou a mais de 2 mil pontos diferentes. Esses 2 mil pontos de acupuntura estão distribuídos pelos meridianos do corpo.
A idéia por trás do tratamento é que o estímulo de tais pontos com as agulhas ou com a pressão alivie obstruções do fluxo de energia, permitindo assim a cura natural do corpo. Não há nenhuma prova histológica anatômica ou científica de que esses meridianos ou pontos de acupuntura existam. A acupuntura permanece controversa entre os médicos ocidentais e cientistas.
A técnica consiste basicamente em colocar agulhas com espessura de fios de cabelo nos diferentes pontos de acupuntura por todo o corpo e em profundidades variadas.
Pontos e agulhas da acupuntura
A acupuntura, assim como qualquer outro tipo de tratamento, começa com uma consulta. O acupunturista irá lhe perguntar sobre seu histórico médico e quaisquer problemas que tiver naquele momento. Depois, ele irá lhe examinar e identificar o órgão relacionado ao seu problema.
A seguir, ocorre o mapeamento dos pontos de pressão no meridiano apropriado, de acordo com o seu problema.
Há doze meridianos principais que passam pelo corpo. Cada meridiano contém vários pontos de pressão. Para representar cada ponto, as iniciais do meridiano são seguidas por um número, por exemplo, LI 19 ou GB 1.
As agulhas precisam ser colocadas na área do problema imediato ou em pontos distantes, em outras partes do corpo. Por exemplo, dores lombares são tratadas através do estímulo do ponto UB 54, no meridiano da bexiga. Normalmente, os pontos em diferentes áreas do corpo (frente ou costas, lado direito ou esquerdo, ou acima e abaixo da cintura) são tratados simultaneamente para aumentar a eficácia do tratamento.
Variedades da técnica
Existem diferentes variações da técnica da acupuntura. A técnica tradicional, como já relatada, consiste na inserção das agulhas. Alguns terapeutas adicionam calor ou estímulos elétricos para ampliar os efeitos do tratamento, enquanto outros substituem a pressão das agulhas por outras coisas.
A eletroacupuntura envia uma corrente elétrica através das agulhas para estimular os pontos de pressão durante a sessão.
A sonoacupuntura aplica ondas sonoras aos pontos de acupuntura. As vibrações estimulam pontos de pressão de maneira mais sutil do que as agulhas. A sonoacupuntura costuma ser combinada com a acupuntura.
A acupressão segue os mesmos princípios que a acupuntura, mas utiliza pressão em vez de agulhas. O terapeuta utiliza seus dedos para pressionar os pontos de pressão dos pacientes, e mantém essa pressão por alguns segundos.
A moxibustão utiliza o calor para estimular os pontos da acupuntura. O calor é gerado pela queima de uma erva chamada moxa, que vem da artemísia. Há dois tipos de moxibustão: direta e indireta. Na moxibustão direta, um pedaço da erva, do tamanho de um grão de arroz, é colocado diretamente sobre a pele e queimado sobre um ponto da acupuntura. Como isso pode ser doloroso e deixar cicatrizes, vários praticantes preferem a moxibustão indireta, na qual o pedaço de moxa é embalado em um papel, aceso e mantido próximo à pele. Algumas vezes, a moxa é usada para embalar agulhas de acupuntura e acesa para adicionar estímulos extras ao tratamento de acupuntura.
O cupping faz com que sejam posicionados jarros ou xícaras aquecidas sobre a pele. A sucção puxa a pele para o interior dos jarros, criando um efeito semelhante ao vácuo que estimula os pontos de acupuntura.
A terapia neural ou acuinjeção é a aplicação de substâncias nos pontos de acupuntura. Podemos utilizar vitamina B12, anestésicos locais, solução salina, etc.
A fitoterapia visa a utilização de ervas por via sistêmica. Considero a fitoterapia essencial para os tratamentos das doenças causadas por deficiência.
O Implante de ouro consiste na inserção permanente de pequenos fragmentos de ouro nos pontos de acupuntura.
A laserpuntura aplicação de laser de baixa potência nos pontos de acupuntura.
ESCOLAS DE PENSAMENTO DA ACUPUNTURA
Existem vários tipos de acupuntura, todos com origem em diferentes partes do mundo. Nos EUA, os terapeutas costumam utilizar o tipo de acupuntura baseado na Medicina Chinesa Tradicional, que restaura o fluxo natural de energia por meio do estímulo de pontos de pressão pelo corpo, os quais correspondem a vários sistemas e órgãos.
A acupuntura japonesa é um pouco mais sutil do que a versão chinesa, utilizando agulhas mais finas e curtas, que quase não perfuram a pele. A acupuntura japonesa se divide em duas formas: raiz e local. A acupuntura de raiz cuida do desequilíbrio total de energia no corpo, enquanto a acupuntura local trata de sintomas específicos.
A acupuntura dos cinco elementos é uma antiga técnica chinesa utilizada para tratar tanto de problemas do corpo como da mente. Baseia-se na idéia de que a saúde, assim como tudo o mais no universo, é regida pelos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. A restauração do equilíbrio desses elementos no corpo, diz a teoria, irá trazer boa saúde.
A acupuntura auricular foi desenvolvida na França e tem todos os pontos de acupuntura concentrados na orelha. Existem duzentos pontos nas orelhas e cada um é conectado a uma ou várias áreas do corpo. Quando um ponto é estimulado, ele cria impulsos elétricos que fluem, através do cérebro, até uma parte específica do corpo. Por exemplo, se o ponto da orelha relacionado ao joelho for estimulado, ele irá localizar alguma dor ou sintomas no joelho. Acredita-se que a acupuntura auricular seja tão eficaz quanto a acupuntura feita no corpo todo, pois considera-se que o estímulo da orelha afete o chi que flui através do corpo.
A acupuntura manual coreana é semelhante à acupuntura auricular, com exceção de que o ponto central é a mão, e não a orelha. Pontos nos meridianos da mão, quando estimulados, correspondem a várias partes do corpo.
“PRONTO! AGORA QUE JÁ SEI OS PRINCÍPIOS DA ACUPUNTURA, VAMOS AO TRATAMENTO?”
Para encontrar um acupunturista, recomendamos, primeiramente, uma visita ao seu médico. Ele pode diagnosticar seu problema e determinar se a acupuntura pode auxiliar no tratamento. Se seu médico achar que a acupuntura pode ajudar, peça que ele lhe indique um acupunturista credenciado.
Uma visita a um acupunturista irá envolver um exame e uma avaliação da condição do paciente, a inserção de agulhas, e conselhos sobre auto-cuidado.
Encontrando um acupunturista
Na hora de procurar um acupunturista, você tem duas escolhas: um médico que estudou acupuntura ou um acupunturista credenciado. Nos EUA, há cerca de 3 mil médicos que trabalham com acupuntura e 6500 acupunturistas credenciados.
Cerca de 40 estados possuem leis específicas para a formação de acupunturistas. Para obter as leis específicas de um estado acesse a página da Comissão Nacional de Certificação para Acupuntura e Medicina Oriental - National Certification Commission for Acupuncture and Oriental Medicine (site em inglês).
Normalmente, médicos precisam ter de 200 a 300 horas de treinamento em acupuntura, além de seus diplomas médicos, enquanto os acupunturistas credenciados necessitam de 2 a 3 mil horas de treinamento em um programa certificado. A maioria dos estados também requer que os acupunturistas passem por um exame de ordem da National Certification Commission for Acupunture and Oriental Medicine (NCCAOM).
A sessão de acupuntura
Quando o acupunturista estiver pronto para começar seu tratamento, ele ou ela irá limpar os pontos desejados do seu corpo com álcool ou outro desinfetante, e então inserir de três a 15 agulhas na sua pele. A profundidade com que as agulhas entram varia de menos de 6 mm a 7,6 cm.
As agulhas têm a espessura de um fio de cabelo e são feitas de aço inoxidável sólido. Pode ser que você sinta uma leve dor no momento em que as agulhas forem inseridas, mas após terem entrado, o desconforto deve passar.
Algumas pessoas dizem que se sentem relaxadas durante a sessão de acupuntura.
As agulhas permanecerão no seu corpo de 5 a 20 minutos. Enquanto as agulhas permanecem na sua pele, o acupunturista pode girar, aquecer ou aplicar estímulos elétricos nelas.
A maior parte das pessoas passa por sessões semanais de acupuntura durante 12 semanas, embora o número de sessões possa variar, dependendo do problema que está sendo tratado. No início, pode ser que você deva realizar visitas mais freqüentes ao acupunturista, e à medida que os seus sintomas melhoram, as visitas se tornam menos freqüentes.
O preço do tratamento vai depender da experiência do acupunturista, do número de sessões e da cidade em que vive.
SEGURANÇA DA ACUPUNTURA
A acupuntura é considerada muito segura. Em 1996, a FDA (Administração de Drogas e Alimentos dos EUA) começou a classificar as agulhas de acupuntura como instrumentos médicos e agora solicita que os acupunturistas utilizem apenas agulhas esterilizadas e descartáveis.
Os efeitos colaterais mais comuns da acupuntura são dor, sangramentos leves, irritação ou ferimentos no local da agulha. Algumas pessoas podem se sentir cansadas ou tontas após uma sessão. E e
Vale lembrar que, apesar de sua segurança geral, a acupuntura não se destina a todos. As pessoas que têm doenças relacionadas a sangramento ou que estão tomando anticoagulantes, não devem passar por esse tipo de tratamento. Além disso, ela não é recomendada para pessoas que têm marca-passos, dispositivos elétricos implantados ou bombas de infusão.
ACUPUNTURA EM ANIMAIS
Cães, gatos e outros animais também podem se livrar de diversas dores ao submeterem-se à acupuntura, assim como nós humanos.
Os princípios da acupuntura nos animais seguem os mesmos princípios da acupuntura nos humanos.
A acupuntura veterinária é uma técnica de origem chinesa, mas muito usada também pelos indianos e egípcios. As agulhas são finas e descartáveis. Podem ser inseridas superficialmente ou até alguns centímetros, penetrando a pele e músculos. Essa sensação causa estímulos no corpo do animal, levando o organismo a reagir de acordo. Logo, reações positivas acarretarão a cura de certas doenças, ou ao menos ao controle delas, e um quadro de bem-estar físico e emocional do animal.
A aplicação de acupuntura, fisioterapia, massagens, moxabustão e outras técnicas da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa, deve ser realizada somente por um médico veterinário devidamente qualificado na área, e claro, com o máximo de cuidados possíveis com o seu animalzinho.
Normalmente são necessárias em torno de 10 sessões para resolver o problema do animal. Cada um no seu devido tempo. Há animais que precisam de quatro meses, e têm os que na quinta sessão já estão bem.
Todos os animais possuem meridianos e acupontos, sendo porém necessário fazer as adaptações às inúmeras diferenças anatômicas existentes entre as espécies animais. O que pode tornar a acupuntura inviável em determinados animais é a dificuldade de acesso aos pontos. Por exemplo, tratar as costas ou a barriga de uma tartaruga. Para cães ou gatos, os pontos são os mesmos, não há diferença, somente em relação à doença que será tratada.
Mesmo cães com temperamento difícil acabam aceitando e acalmando-se com a aplicação das agulhas. A grande maioria dos animais não precisa de mais do que um lugar tranqüilo para ficarem deitados. Nessas situações, eles relaxam e podem chegar a dormir profundamente. Há animais que precisam da presença dos seus donos para se sentirem mais seguros. A focinheira pode ser necessária em alguns casos. Também existem casos, em que o paciente se estressa muito, a ponto de a acupuntura não ser adequada. Nessa situação, o médico veterinário pode utilizar outras técnicas de tratamento.
Existem algumas clínicas que além de contar com tratamentos voltados à reabilitação, fisioterapia e acupuntura, funcionam como espécie de SPA para animais.
“Muitas pessoas acreditam que esses tipos de tratamentos são apenas luxo para o animal, mas os nossos pacientes apresentam algum problema de saúde, como luxação, ruptura de ligamento, problemas de coluna e até temos alguns que não andam. Dentre os inúmeros meios de tratamentos, temos massagens, esteira aquática e os recursos usados em tratamentos de fisioterapia humana,” explica a Dra. Marcella Sanches Paes de Barros, especialista em acupuntura veterinária, membro da equipe Vet SPA.
![aplicação tratamento acupuntura](https://static.wixstatic.com/media/b868c6_77544ae27953ebc822d9033498183df5.jpg/v1/fill/w_616,h_266,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/b868c6_77544ae27953ebc822d9033498183df5.jpg)
![agulhas acupuntura](https://static.wixstatic.com/media/b868c6_e648dc9549f7618956392d6b57682594.jpg/v1/fill/w_431,h_248,al_c,lg_1,q_80,enc_avif,quality_auto/b868c6_e648dc9549f7618956392d6b57682594.jpg)
![aplicação agulhas acupuntura](https://static.wixstatic.com/media/b868c6_f9302f321302d64daac4770fa7cde3fa.jpg/v1/fill/w_581,h_295,al_c,lg_1,q_80,enc_avif,quality_auto/b868c6_f9302f321302d64daac4770fa7cde3fa.jpg)
![acupuntura em animais cachorros cavalos](https://static.wixstatic.com/media/b868c6_6fea6c7d9e3897a96aedc86da3aa9508.jpg/v1/fill/w_581,h_343,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/b868c6_6fea6c7d9e3897a96aedc86da3aa9508.jpg)
Este conteúdo te ajudou?