top of page

Abdominoplastia

​O que você precisa saber sobre Abdominoplastia



































Abdominoplastia o que é:



Abdominoplastia é um procedimento cirúrgico estético realizado para remover gordura e pele em excesso do abdômen, geralmente por causas estéticas.


A cirurgia é realizada através de uma incisão com o mesmo posicionamento da incisão utilizada na cesariana, sendo que a última é um pouco menor. É feito então um descolamento em toda a parede anterior/lateral do abdômen, assim podendo ser efetuadas as alterações necessárias. Neste mesmo procedimento hérnias podem ser fechadas, e pode ser retirado excesso de gordura da parede abdominal. Após as alterações, é fechada a incisão e recolocado o "umbigo" em sua posição normal.



Em geral, a hospitalização para esse tipo de procedimento cirúrgico, dura três dias.

Se você tem uma pele com excesso de gordura e flacidez que não vai diminuir com dieta ou exercício, você pode querer considerar uma abdominoplastia. Este procedimento achata o abdômen, removendo a gordura extra e pele, e aperta os músculos em sua parede abdominal.



No entanto, a abdominoplastia é uma cirurgia de grande porte, por isso, se você está pensando em optar por esta alternativa, tome o tempo para educar-se, analisar cuidadosamente a sua própria situação, e não se apresse para tomar a decisão final. A abdominoplastia deve ser o último recurso para as pessoas que tenham esgotado todas as outras medidas, e o procedimento não deve ser utilizado como uma alternativa para a perda de peso.



Procedimentos Abdominoplastia:


As operações de abdominoplastia variam em escopo e são frequentemente subdivididos em categorias. Dependendo da extensão da cirurgia, uma abdominoplastia completa pode demorar de 1 a 5 horas. Uma abdominoplastia parcial pode ser completada entre 1 a 2 horas. Veja mais em: tipos de abdominoplastia







































































Quem são os melhores candidatos para uma abdominoplastia?


A cirurgia é apropriada para homens e mulheres que estão em bom estado geral de saúde.

A abdominoplastia não deve ser confundida com uma lipoaspiração (a cirurgia plástica utilizada para remover os depósitos de gordura), embora o seu cirurgião possa optar por realizar a lipoaspiração, como parte de uma abdominoplastia.

As mulheres que têm músculos e pele esticada por gestações múltiplas podem encontrar o procedimento útil para apertar os músculos e reduzir a pele. A abdominoplastia é também uma alternativa para os homens ou as mulheres que eram obesas em um ponto em suas vidas, e ainda tem excesso de depósitos de gordura ou pele solta na área abdominal.


Quando você não deve optar por fazer a cirurgia de abdominoplastia?



Se você é uma mulher que ainda está planejando ter filhos, então você pode querer adiar uma abdominoplastia até que você tenha concretizado os planos relacionados a gestação de crianças. Eis o porquê: Durante a cirurgia, seus músculos verticais são apertados. Futuras gestações podem separar estes músculos e causar uma hérnia.

Você ainda está planejando perder muito peso? Então você não deve querer considerar uma abdominoplastia até que seu peso se estabilize.

É importante notar que uma abdominoplastia provoca cicatrizes no abdômen. Estas cicatrizes geralmente são longas e podem ser proeminentes. Se isso é algo que você não quer, você pode querer reconsiderar. O seu médico irá discutir todas estas opções com você quando você for para a consulta. Veja mais em: Cicatriz Abdominoplastia.


Como é feita uma cirurgia de abdominoplastia?


Dependendo de seus resultados desejados, esta cirurgia pode demorar de uma a cinco horas. A complexidade de sua situação particular também vai determinar o nível da sua cirurgia e recuperação.

Na abdominoplastia é realizado um corte em forma de semi círculo logo acima dos pelos púbicos de tamanho suficiente para permitir o levantamento da pele para fazer a retirada da gordura. A seguir os músculos reto abdominais são costurados para formar uma espécie de cinta abdominal interna e então estica-se a pele do abdômem superior até a cicatriz costurando-a, e a seguir e acerta-se a posição do umbigo, finalizando a cirurgia.

 

O procedimento cirúrgico da abdominoplastia pode ser feita a opção por anestesia peridual ou anestesia geral, que irá colocá-lo para dormir durante a operação. É importante ter alguém com quem possa te acompanhar e te levar para casa, e não requer muito tempo de internamento hospitalar. Em geral, 2 dias são o suficiente.















































​Como devo me preparar para uma abdominoplastia?



Se você fuma, você vai ter que parar por um determinado período, conforme determinado pelo seu médico. Não é suficiente apenas reduzir o tabagismo, você deve parar completamente, pelo menos por duas semanas antes da cirurgia e por duas semanas depois. Você deve parar o uso de todos os chicletes de nicotina e adesivos de nicotina pelo menos duas semanas antes e após a cirurgia. Fumar pode aumentar o risco de complicações e cura demora.

Certifique-se de comer bem equilibrados e refeições completas e não tentar a dieta excessivamente antes da cirurgia. A nutrição adequada desempenha um papel fundamental na cicatrização adequada.



O cirurgião pode instruí-lo a parar de tomar alguns dos seus medicamentos e suplementos dietéticos por um certo período antes e depois da cirurgia. O seu cirurgião irá determinar isso como parte de sua consulta pré-operatória.



Será necessário evitar alimentos pesados nos 3 dias antes da cirurgia, fazer os exames de rotina. Não pode tomar remédio à base de acetilsalicílico (aspirina, doril, ASS…), pois essa substância aumenta o sangramento. Saiba mais em: Abdominoplastia pós-operatório.



O Tabaco e a abdominoplastia



Para realizar uma abdominoplastia é necessário deixar de fumar pelo menos 30 dias durante o período da cirurgia. O fumo e o tabaco prejudicam a circulação cutânea e dificultam a cicatrização, levando até mesmo à necrose de pele. Em casos de necessidade associa-se vitamina C e vasodilatadores, antes da cirurgia. Isto será orientado pelo cirurgião plástico.


Abdominoplastia e gravidez

Fazer uma abdominoplastia não impede a gravidez, mas neste caso a cirurgia perderia seu efeito e a mulher estaria mais suscetível ao aparecimento de estrias devido ao esticamento exagerado da pele, e também por isso recomenda-se que a mulher não engorde mais de 12 kg durante a gravidez.


Resultados Abdominoplastia

Abdominoplastia é uma cirurgia plástica onde não tem resultados para o resto da vida, a duração dos resultados podem ser afetados por diversos fatores como: idade, variação do peso corporal, qualidade e textura da pele, influências hormonais, ou a gravidez. E isso não quer dizer que os resultados poderão sumir rapidamente, com um tratamento e cuidados certos, o resultados permanecerão por bastante tempo.



Com a abdominoplastia é possível obter bons benefícios como melhora do contorno corporal, melhora da cintura, melhora da auto-estima e nos relacionamentos interpessoais. A volta às atividades pode ser após 2 semanas e de acordo com as orientações de seu médico, de modo moderado, não realizando exercícios que exijam esforço na região abdominal.

































Voltar a Viver



Geralmente, á maioria das pessoas adoram o novo visual depois de terem sido submetidos a este procedimento cirúrgico, no entanto, você não pode deixar voltar ao seu eu de antigamente. Você já passou por uma quantidade enorme de situações para fazer isso acontecer e obter este resultado. É um grande compromisso, emocionalmente, fisicamente e financeiramente. É muito importante que você siga uma dieta adequada e exercícios para manter seu novo visual.



O meu plano de saúde cobre uma abdominoplastia?



Esteja avisado: Portadores de seguros geralmente não cobrem cirurgia eletiva de cosméticos de parte estética. Mas a sua operadora pode cobrir uma determinada percentagem, se você tem uma hérnia que será corrigida através do procedimento, ou se você já teve a cirurgia para perda de peso.

É extremamente importante que você começar a se comunicar com sua companhia de seguros no início, e que você discuta as suas preocupações de seguros com o seu cirurgião. Na maioria dos casos, o cirurgião irá escrever uma carta para sua operadora de seguros, tornando o caso de necessidade médica, se ela se aplica a você.

É também muito importante verificar que o seguro só pode cobrir certos procedimentos envolvidos na cirurgia, para ter certeza você pode obter mais detalhes junto ao seu plano de saúde sobre a cobertura da cirurgia de Abdominoplastia





























Deixe seu comentário, dúvida ou pergunta:

abdominoplastia foto01
abdominoplastia foto02
abdominoplastia foto04
abdominoplastia foto03
abdominoplastia foto05

Este conteúdo te ajudou?

​|Conteúdos relacionados

Saúde Beleza Vida Recomenda

bottom of page